SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 númeroESPECIALGrandes Incêndios Florestais em Portugal Continental como Resultado das Perturbações nos Regimes de Fogo no Mundo MediterrâneoTipos de Ruptura em Madeira de Eucalyptus grandis Modificada Termicamente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Silva Lusitana

versión impresa ISSN 0870-6352

Resumen

PINTO, Anita; FERNANDES, Paulo M.; ESPINOSA-PRIETO, Juncal  y  LOUREIRO, Carlos. FIREglobulus: Estudo Experimental do Comportamento e Efeitos do Fogo em Eucaliptal. Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.Especial, pp.143-155. ISSN 0870-6352.

A gravidade dos fogos florestais em Portugal, a representatividade, combustibilidade e importância económica da fileira do eucalipto, e as mais-valias do fogo controlado na gestão de combustíveis recomendam que se examine a possibilidade de uso desta técnica na mitigação do risco de incêndio em eucaliptal. O projeto FIREglobulus visa criar a base científica para o desenvolvimento tecnológico do fogo controlado em plantações de Eucalyptus globulus. Agestão da biomassa combustível em plantações florestais de espécies de elevada combustibilidade é uma componente essencial da sua gestão racional, visando limitar o potencial do incêndio e permitindo combatê-lo em condições meteorológicas extremas, reduzir o seu impacto ecológico e aumentar o valor dos salvados. Este projeto estuda o comportamento e severidade do fogo através de queimas experimentais em eucaliptal efetuadas do Outono à Primavera, complementadas por ensaios em laboratório. A análise dos dados relaciona as características do fogo com os descritores do complexo combustível e outros fatores ambientais, analisa o desempenho dos modelos de comportamento do fogo existentes, e desenvolverá uma cadeia de relações preditivas que ligará o piro-ambiente (meteorologia, combustível), o comportamento do fogo, e os seus impactos no combustível e nas árvores. Apresentam-se resultados preliminares relativos à avaliação da humidade do combustível morto, sustentabilidade da propagação do fogo e consumo do combustível lenhoso. A exploração operacional dos resultados permitirá definir as condições adequadas de uso do fogo e que são conducentes à satisfação de objetivos de redução de combustíveis sem efeitos nefastos para o eucaliptal.

Palabras clave : Eucalyptus globulus; perigo de incêndio; fogo controlado; humidade do combustível.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )