SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 númeroESPECIALFIREglobulus: Estudo Experimental do Comportamento e Efeitos do Fogo em EucaliptalRecolha de Biomassa Florestal: Avaliação dos Custos e Tempos de Trabalho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CALONEGO, Fred Willians; SEVERO, Elias Taylor Durgante  e  BRITO, Aline Fernanda de. Tipos de Ruptura em Madeira de Eucalyptus grandis Modificada Termicamente. Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.Especial, pp.153-161. ISSN 0870-6352.

O presente estudo teve como objetivo verificar os tipos de ruptura durante os ensaios mecânicos da madeira de Eucalyptus grandis modificada termicamente. Para tanto, tábuas centrais de 19 árvores de E. grandis com 5,9 anos de idade foram utilizadas nesse estudo. As tábuas foram secas até 10% de umidade, aplainadas com 32 mm de espessura e seccionadas em peças com 0,60 m de comprimento. Posteriormente, uma das peças foi mantida em seu estado original e as demais foram modificadas termicamente à 140ºC, 160ºC, 180ºC, 200ºC e 220ºC por 2,5 horas. De cada peça foram produzidos corpos-de­prova para os ensaios de compressão paralela às fibras e de flexão estática. O material foi aclimatizado em câmara climática com 21ºC e 65% de umidade relativa, no Laboratório de Secagem e Preservação da Madeira da FCA, UNESP, de Botucatu, SP, Brasil. Após os ensaios mecânicos, os tipos de ruptura foram caracterizados pela norma ASTM D-143 (2007). Os resultados mostraram que: (1) existe uma relação direta, pelo teste qui-quadrado, entre a temperatura do tratamento térmico e a ruptura frágil da madeira de E. grandis; e (2) a madeira dessa espécie quando modificada termicamente à 220ºC apresentou 100% de ruptura caracterizada como frágil.

Palavras-chave : madeira termorretificada; Eucalipto; ruptura frágil; compressão paralela às fibras; flexão estática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )