SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Environmental challenges for Portuguese forestry industriesTree Modeling and Economic Evaluation of Agroforestry Systems in Southeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

GODINHO, Sérgio  and  ONOFRE, Nuno. Mortalidade de Vertebrados Terrestres no Canal do Vale da Ribeira de Seda (Cabeção - Alto Alentejo - Portugal). Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.21-42. ISSN 0870-6352.

O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento dos impactes que os canais de rega causam nos vertebrados terrestres que ocorrem nas imediações deste tipo de infra-estrutura. Em particular pretendem-se determinar padrões sazonais e espaciais na mortalidade dos diferentes taxa ali registados. Durante 10 meses de amostragem foi percorrido periodicamente um total de 4,29 km de canal com a finalidade de contabilizar todos os indivíduos mortos ou vivos que acabam por ficar presos dentro do canal. Contabilizou-se um total de 401 indivíduos pertencentes a 34 espécies de vertebrados terrestres, das quais 11 eram espécies de Anfíbios, 10 de Répteis e 13 de Mamíferos. Do número total de animais capturados, 73,8% encontravam-se já mortos, sendo que 59,8%, 28,4% e 11,8% destes se referem respectivamente a Mamíferos, Répteis e Anfíbios. Segundo os resultados do estudo, verificou-se que estes canais deverão influenciar negativamente as populações vizinhas de ofídios e anuros, na medida em que os picos de maior mortalidade se verificaram ser nos períodos da dispersão juvenil e de reprodução. No que respeita aos padrões espaciais na mortalidade, verificou-se que os sectores do canal com maior largura, maior heterogeneidade paisagística e com um terreno morfologicamente mais enrugado, apresentavam maiores índices de mortalidade, quer no que respeita ao número de indivíduos quer de espécies. Como conclusão, salienta-se a necessidade de se desenvolverem estudos mais pormenorizados sobre estes impactes, bem como a adopção de medidas mitigadoras, como as que por último aqui se recomendam e que já foram testadas por outros autores.

Keywords : canais de rega; infra-estruturas lineares; mortalidade; vertebrados terrestres.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )