SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Pinus pinaster’s stands biomass quantification using the Conversion and Biomass Expansion Factors (BCEFs) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

BAMBERG, Rogério et al. Relação entre Nutrição e Tempo de Permanência de Mudas de Bauhinia forficata em Casa-de-vegetação. Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.87-101. ISSN 0870-6352.

O trabalho teve como objetivo avaliar a influência de dois tipos de adubos em diferentes dosagens nas curvas de velocidade de crescimento e no intercepto entre as curvas de incremento corrente diário e incremento médio diário das variáveis altura e diâmetro de colo em mudas de Bauhinia forficata Link. Para tanto, testaram-se dois fertilizantes sob diferentes regimes de dosagens: Basacote® - com concentrações de 3 e 6 g por litro de substrato e NPK (09-33-12) - com concentrações de 2 e 4 g por tubete, em relação a uma testemunha (sem adubação), em delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições de 12 plantas. Nas diferentes adubações testadas, observaram-se comportamentos diferenciados quanto à dinâmica de crescimento das mudas. O efeito do tipo da adubação ocorreu principalmente na altura, influenciando de maneira positiva seu crescimento. Deve-se dar preferência em utilizar adubações com Basacote®, e no caso do uso de NPK, devem ser realizadas aplicações periódicas.

Keywords : estufa; viveiro; idade de rotação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )