SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A sustentabilidade dos sistemas de montado: proprietários, atividades e práticas no Alentejo, Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

VALENTE, Sandra; COELHO, Celeste; RIBEIRO, Cristina  e  SOARES, João. Zonas de Intervenção Florestal (ZIF): uma nova abordagem para a gestão de áreas florestais privadas de pequena dimensão em Portugal. Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.137-161. ISSN 0870-6352.

Esta investigação contribui para a discussão em torno das Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) em Portugal, analisando as perspetivas técnicas e sociais face às potencialidades e constrangimentos deste modelo de gestão. A estrutura da propriedade florestal, as dificuldades de gestão individual, o abandono do mundo rural e a frequência e intensidade dos grandes incêndios florestais em Portugal têm salientado a necessidade de reforçar a cooperação e a organização dos pequenos proprietários e produtores florestais para uma estratégia conjunta de gestão dos recursos rurais. O modelo de gestão ZIF é valorizado pelos agentes técnicos e decisores políticos como uma estratégia promissora de gestão do minifúndio florestal. Ao nível local, a disseminação das ZIF levou à aceitação e cooperação dos proprietários florestais. Contudo, a ausência de resultados efetivos está a dar lugar a uma descrença generalizada entre os proprietários florestais e os aderentes das ZIF.

Palavras-chave : gestão florestal; minifúndio florestal; agentes florestais; ZIF.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )