SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Zonas de Intervenção Florestal (ZIF): uma nova abordagem para a gestão de áreas florestais privadas de pequena dimensão em PortugalBiomassa total de povoamentos mistos auto-desbastados: Uma inquirição teórica e simulada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

COELHO, Inocêncio Seita  e  LEITAO, Manuela Fonseca. A sustentabilidade dos sistemas de montado: proprietários, atividades e práticas no Alentejo, Portugal. Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.163-177. ISSN 0870-6352.

Apresentam-se os resultados de um estudo efetuado no norte alentejano numa região com cerca de 156 000 ha, sobre a sustentabilidade dos montados, que basicamente depende do tipo de gestão adotada pelos proprietários. Os sistemas de exploração prevalecentes foram identificados e caraterizados com base em inquéritos aos proprietários. São estudados os diferentes tipos de atividades produtivas, assim como as práticas culturais mais comuns nesses sistemas. Foi possível criar uma tipologia do que chamamos "sustentabilidades" com base no conhecimento dos sistemas de exploração e das atividades e práticas agroflorestais, assente no fato de que é pelas escolhas das atividades e das práticas culturais que os proprietários interferem simultaneamente na sustentabilidade económica, social e ambiental.

Palavras-chave : sistemas agrosilvopastoris; atitudes dos proprietários e gestores; gestão dos montados; sistemas de exploração; propriedade; sul de Portugal.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )