SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Biomassa total de povoamentos mistos auto-desbastados: Uma inquirição teórica e simuladaEfeito do clima na evolução de populações de Varroa destructor em diferentes ecossistemas argelinos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

EUGENIO, Fernando C.; SANTOS, Alexandre R.; DALFI, Raphael L.  e  MOREIRA, Taís R.. Influência do Desmatamento na Disponibilidade Hídrica da Bacia Hidrográfica de Rive, Alegre, ES, Brasil. Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.205-218. ISSN 0870-6352.

Dentre as doze bacias ou regiões hidrográficas que compõem o Estado do Espírito Santo, a bacia hidrográfica do rio Itapemirim destaca-se por sua extrema importância social, econômica e ambiental, caracterizada por uma expressiva cobertura vegetativa do bioma Mata Atlântica, com destaque para parte do Parque Nacional do Caparaó que abrange boa parte dos 17 municípios que a compõem, dentre estes o município de Lajinha situado em Minas Gerais. O presente estudo objetivou avaliar a influência do desmatamento na disponibilidade hídrica, delimitando-se uma sub-bacia a partir de um ponto de registro de vazão dentro da bacia hidrográfica do rio Itapemirim, ES, Brasil, para assim poder inferir sobre a relação que há entre a disponibilidade hídrica com o desmatamento. Com a conclusão do estudo foi possível inferir que houve uma redução de aproximadamente 28,79% na área ocupada pelos fragmentos florestais entre os anos de 1987 e 2007 e há uma tendência de aumento da vazão no Rio Itapemirim no ponto de registro de Rive.

Palavras-chave : bacia hidrográfica; modelagem; fragmentação florestal e geotecnologias.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )