SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Virgin cork production estimates resulting from young cork oak stands thinning and debarking operations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

RODRIGUES, Abel et al. Modelação da produção de pinha em pinheiro-manso em Portugal recorrendo a modelos lineares mistos. Silva Lus. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.1-27. ISSN 0870-6352.

Este estudo visou a quantificação da produção de pinha em povoamentos de pinheiro manso (Pinus Pinea L.) segundo duas abordagens: utilização de modelos mistos clássicos e modelação Bayesiana longitudinal mista. Os dados de campo foram obtidos na Península de Setúbal, a principal zona produtora em Portugal, onde se instalaram 51 parcelas para quantificação da produção de pinha durante três períodos de produção (2004-2005, 2005-2006 e 2006-2007). Os modelos mistos lineares com um termo de interceção aleatório, correspondente a cada parcela, foram ajustados a um conjunto de 416 árvores, para os três períodos, independentemente do período de produção ou de não disponibilidade de alguns dados, devido a dificuldades logísticas no terreno. Os modelos mistos longitudinais, ajustados por metodologia Bayesiana, com termos aleatórios associados à interceção, fator temporal e efeitos encaixados foram aplicados a um subconjunto de 76 árvores em 9 parcelas, para as quais estavam disponíveis os dados de produção para os três períodos de produção. Os modelos selecionados incluíram como variáveis independentes a largura das copas, a área basal por hectare, a altura das árvores e a precipitação acumulada nos períodos de cinco anos, anteriores à recolha das pinhas. Apesar do curto período abrangido por este estudo, a análise Bayesiana revelou-se útil para cálculos com amostras e indicativa sobre a dinâmica complexa do sistema árvore-parcela, subjacente ao processo de produção de pinha.

Keywords : pinheiro manso; produção de pinha; modelos mistos; análise Bayesiana; análise longitudinal agrupada.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )