SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2The experience of an international medical internship in Primary Care in Boston, EUA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Clínica Geral

Print version ISSN 0870-7103

Abstract

SOUSA, Salete et al. Polimedicação em doentes idosos: adesão à terapêutica. Rev Port Clin Geral [online]. 2011, vol.27, n.2, pp.176-182. ISSN 0870-7103.

Introdução: Nas últimas décadas, o número de idosos tem aumentado significativamente nas sociedades ocidentais. A este facto está associada uma elevada prevalência de doenças crónicas e, consequentemente, um aumento da polimedicação nesta faixa etária. O idoso tem frequentemente instituídas terapêuticas farmacológicas complexas, que podem conduzir à não adesão à terapêutica, prejudicando o resultado dos tratamentos. Objectivos: Avaliar os níveis de adesão à terapêutica em idosos polimedicados, identificando os factores que afectam essa mesma adesão. Metodologia: Estudo transversal, exploratório, quantitativo e de base populacional, por aplicação de questionário. Amostra: 51 idosos polimedicados de um centro de dia do concelho de Olhão, com idade superior a 60 anos. Diagnóstico de, pelo menos, uma patologia com terapêutica instituída há um mínimo de seis meses, e um mínimo de quatro medicamentos. Variáveis avaliadas: dados sócio-demográficos, tipo de medicamentos prescritos, dificuldades de administração e quantidade de medicamentos administrados diariamente. Resultados: A amostra consistia em aproximadamente 70% de idosos do sexo feminino e 30% do sexo masculino, com idades compreendidas entre 64 e 98 anos (média de 80 anos). Observou-se que todos os idosos aderem à terapêutica, ainda que com diferentes níveis de adesão, sendo 94% completamente ou bastante aderentes à mesma. De entre todas as variáveis estudadas, verificou-se que apenas o estado civil e o esquecimento, enquanto problema associado à administração da terapêutica, afectaram os níveis de adesão. Os resultados obtidos permitiram concluir que muito provavelmente a institucionalização dos idosos conduz a uma maior adesão à terapêutica.

Keywords : Adesão à Terapêutica; Idoso Polimedicado; Polimedicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )