SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Use of electronic mail in communication with patients in USF Porta do SolColorectal cancer screening rates and associated factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Clínica Geral

Print version ISSN 0870-7103

Abstract

TUDELA, Mariana; CABRITA, Joana Melo  and  RIBAS, Maria José. Porque estudar a morte? - Uma análise de oito anos. Rev Port Clin Geral [online]. 2011, vol.27, n.3, pp.282-288. ISSN 0870-7103.

Objectivo: Analisar as causas de morte numa lista de utentes e factores associados. Tipo de Estudo: Descritivo Local: USF Horizonte, Matosinhos. População: Utentes inscritos na lista de uma médica de família entre 2000 e 2007. Métodos: Estudaram-se os óbitos ocorridos na lista de uma médica de família em 8 anos. Os dados foram colhidos pela consulta do processo clínico e programas informáticos SAM®, SAPE® e Piloto32®. Avaliaram-se variáveis sociodemográficas e relacionadas com o óbito. Realizou-se uma análise descritiva através do software Excel. Resultados: Em oito anos, há registo de terem morrido 106 utentes, correspondendo a uma taxa de mortalidade de 8,7‰ utentes/ano. Dos óbitos registados, 62,2% dos doentes eram homens e a média de idades era de 71,6 anos. A maioria era reformada (79,2%), casada (50,9%) e apresentava limitação para actividades da vida diária (58,4%). Dos doentes falecidos, 53,1% morreram no hospital, 40,8% no domicílio e 7,6% em local desconhecido. O cuidador foi identificado em 90,6% dos casos, sendo um familiar em 55,7%. A causa de morte era desconhecida em 8,5% dos óbitos e 47,4% resultaram de neoplasias. Conclusões: Os resultados revelam fragilidades na notificação e registo de informação sobre a morte dos doentes. Os dados demográficos foram semelhantes a outros estudos, bem como a distribuição dos cuidadores entre familiares/não familiares. A idade média de morte foi inferior à encontrada em Barcelona e Israel. A maior diferença entre os resultados apresentados e a literatura residiu nas causas de morte que, nesta lista, não são as doenças cardiovasculares.

Keywords : Causas de Mortalidade; Registo dos Óbitos; Cuidados de Saúde Primários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )