SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Avaliação da qualidade de vida em crianças com diabetes tipo 1«Dis! Raconte moi mon histoire» Quel devenir pour les enfants seuls survivants d´une famille victime de l´infection par le VIH? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

GRECA, Annette M. La  e  THOMPSON, Kristen M.. Family and friend support for adolescents with diabetes . Aná. Psicológica [online]. 1998, vol.16, n.1, pp.101-113. ISSN 0870-8231.

Este artigo descreve dois estudos sobre o apoio social de familiares e amigos a adolescentes com diabetes. Através de entrevistas estruturadas, 74 adolescentes de classe média e 64 de classe socio-económica desfavorecida descrevem o apoio recebido em vários aspectos do tratamento da diabetes (injecções de insulina, análises da glicémia, alimentação adequada, exercício e no «sentir-se bem com a diabetes»). Em ambas as amostras, os familiares deram mais apoio nos tratamentos do que os amigos, especialmente nas tarefas quotidianas; os amigos deram sobretudo um apoio emocional considerável. Foram reduzidas as diferenças aos níveis de apoio em função do estatuto socio-económico dos adolescentes. No entanto, os adolescentes desfavorecidos tinham mais amigos que não davam apoio no tratamento da diabetes. Discutem-se as implicações dos resultados no sentido de encorajar os pais a participar no tratamento dos adolescentes, e de envolver os pares como companheiros que podem dar um apoio importante nos aspectos da vida social social mais afectados pela diabetes.

Palavras-chave : Adolescentes; apoio familiar; apoio dos pares; tratamento da diabetes; aderência; amigos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons