SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O paradigma do problema absurdo: contexto teórico e carácter heurísticoAs representações de experiências sociais enquanto mediadoras do processo de construção de significações partilhadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

GUERREIRO, Marta  y  MATTA, Isabel. Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação . Aná. Psicológica [online]. 1999, vol.17, n.1, pp.27-38. ISSN 0870-8231.

Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1.º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instru-ção/objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.

Palabras clave : Desempenho mnésico; crianças; objectivos; instruções; tarefas de memória significativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons