SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Abordagem psicossocial dos comportamentos orientados para a Saúde: estudo dos factores de previsão da aceitação e da rejeição do Diagnóstico Pré-NatalTecnologia e individualismo: um estudo de uma das relações contemporâneas entre ideologia e personalidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

MENESES, Rute F.  e  RIBEIRO, José P.. Como ser saudável com uma doença crónica: algumas palavras orientadoras da acção. Aná. Psicológica [online]. 2000, vol.18, n.4, pp.523-528. ISSN 0870-8231.

Discutem-se as noções de doença(s) e sua prevenção, saúde e sua promoção e a complementariedade destes conceitos. Partindo de uma visão holística dos indivíduos, propõe-se um programa de intervenção visando o ajustamento de indivíduos com uma doença crónica específica: a epilepsia do lobo temporal. O programa compreende três níveis, cada um com duas vertentes (componentes específicas e não específicas da doença): a) nível físico - ter uma doença vs ter saúde; b) nível psicológico - sentir-se doente vs sentir-se saudável; c) nível social - comportar-se como doente vs comportar-se como saudável. A vertente relacionada com a doença é trabalhada com base no modelo de auto-regulação do comportamento de doença de Leventhal e a vertente relacionada com a saúde com base no modelo revisto de crenças da saúde.

Palavras-chave : Epilepsia; promoção da saúde; gestão da doença; Modelo de Auto-regulação do Comportamento de Doença de Leventhal; Modelo Revisto de Crenças da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons