SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Estudo das qualidades psicométricas do SCSI (Schoolagers' Coping Strategies Inventory) numa população portuguesaImplicação com o sindicato: o papel das percepções de suporte e de instrumentalidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

CARVALHOSA, Susana Fonseca de; LIMA, Luísa  y  MATOS, Margarida Gaspar de. Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português. Aná. Psicológica [online]. 2002, vol.20, n.4, pp.571-585. ISSN 0870-8231.

O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade - os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação.

Palabras clave : Bullying; provocadores; vítimas; escola; pares; adolescentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons