SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Estudo das qualidades psicométricas do SCSI (Schoolagers' Coping Strategies Inventory) numa população portuguesaImplicação com o sindicato: o papel das percepções de suporte e de instrumentalidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

CARVALHOSA, Susana Fonseca de; LIMA, Luísa  e  MATOS, Margarida Gaspar de. Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português. Aná. Psicológica [online]. 2002, vol.20, n.4, pp.571-585. ISSN 0870-8231.

O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra nacional representativa analisaram-se os comportamentos de bullying nas escolas portuguesas, através de uma adaptação do questionário português «Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar». Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade - os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características dos provocadores, das vítimas e das vítimas provocativas referidas também na literatura existente e apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação e de vitimação.

Palavras-chave : Bullying; provocadores; vítimas; escola; pares; adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons