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Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231
Resumen
ROGOFF, Barbara et al. Firsthand learning through intent participation. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.1, pp.11-31. ISSN 0870-8231.
Este artigo analisa como as pessoas aprendem pela observação e escuta activas ("listening in") enquanto participantes no esforço partilhado exigido pelas actividades quotidianas. A observação interessada e a escuta são particularmente valorizadas e usadas enquanto formas de aprendizagem, em algumas comunidades culturais, nas quais as crianças fazem parte das actividades da comunidade adulta. Esta participação atenta "intent participation") também acongtece em alguns contextos (como a aprendizagem precoce da linguagem na família), em comunidades que, nas suas rotinas, segregam as crianças da maioria das actividades dos adultos. Contudo, no século passado, algumas sociedades industriais confiaram numa forma de instrução especializada que parece acompanhar a segregação das crianças das actividades da comunidade adulta, através da qual os adultos "transmitem" informação às crianças. Neste artigo estabelecemos o contraste entre estas duas tradições de organização da aprendizagem, em termos da sua estrutura de participação, dos papeis dos mais e dos menos experientes, distinções entre motivação e propósito ("purpose"), fontes de aprendizagem (observação de actividades versus lições), formas de comunicação, e o papel da avaliação.
Palabras clave : Participação atenta; ensino formal; motivação; comunicação.