SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escritaCientistas de palmo e meio: Uma brincadeira muito séria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

MATTA, Isabel; REBELO, Sally  y  MARTINS, Cátia. Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.1, pp.155-168. ISSN 0870-8231.

Com o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram-se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação.

Palabras clave : Verbalização e recordação; narrativa como organizador cognitivo; linguagem e memória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons