SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Cientistas de palmo e meio: Uma brincadeira muito sériaDescobrir o princípio alfabético índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

FIJALKOW, Jacques  y  RAGANO, Serge. Dyslexie: Le retour. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.1, pp.175-185. ISSN 0870-8231.

A recente publicação em França de um «Plano de Acção para Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem», não é isenta de riscos. Depois de um breve resumo histórico dos debates sobre a dislexia, procede-se a um exame do contexto político, referindo as forças favoráveis a uma abordagem organicista, e favoráveis a uma abordagem centrada nos factores sociais e pedagógicos. A conclusão mostra que o problema se relaciona com a leitura, em geral, e é um problema internacional. Indica, ainda, outras vias de solução e distingue, numa base sociológica, duas categorias de maus leitores, com dificuldades de origem diferente.

Palabras clave : Aprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexia.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons