SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Qualidade das relações familiares, auto-estima, autoconceito e rendimento académicoConflito, justiça e cidadania índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

JARES, Xesús R.. Educar para a paz e a cidadania democratica depois do 11-S. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.1, pp.245-258. ISSN 0870-8231.

Um ano após os atentados terroristas de 11 de Setembro, em que medida tais acontecimentos e as políticas então desencadeadas afectam o campo educativo? A partir da análise da resposta a esta questão, queremos apresentar as medidas urgentes que estamos a realizar no campo da educação para uma cidadania democrática. Consideramos que, para os atentados do 11 de Setembro, as políticas a partir daí, têm grande repercussão no campo educativo e, por isso, este deve ser um dos espaços privilegiados para abordarmos estetipo de acontecimentos. É necessário gerar respostas educativas a partir da perspectiva de uma cidadania democrática, que vão além da mera condenação dos atentados. A condenação é absolutamente necessária, mas insuficiente, dado que deixa a instituição numa situação de precariedade no processo de compreensão das causas e das possíveis consequências dos atentados. Entre as medidas que estamos a propor, e que analisamos na conferência, destaco as seguintes: a) enfatizar o valor da vida humana e da cultura de não violência; b) fomentar o compromisso com a procura da verdade; c) sensibilizar para o valor de justiça e para a recusa da vingança e do ódio; d) combater o medo e a desconfiança; e) insistir no valor da democracia, da paz e na necessidade de globalizar os direitos humanos; f) enfatizar o valor do compromisso, contra a indiferença e o desencorajamento.

Palabras clave : Educação para a paz; educação para a cidadania; desenvolvimento da autonomia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons