SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Relações familiares e práticas maternas de mau trato e de negligênciaA depressão materna e o seu impacto no comportamento parental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

SIMOES, Eduarda. Representações sociais da Escola rural de meados do século XX em Portugal . Aná. Psicológica [online]. 2007, vol.25, n.2, pp.211-228. ISSN 0870-8231.

Este artigo procura analisar os conteúdos das representações sociais da escola rural de meados do século XX em Portugal, nas dimensões da "informação" e das "atitudes", produzidas por um grupo de pessoas nascidas entre os anos de 1926 e 1936, que frequentaram a sua escola numa freguesia do concelho de Ferreira do Zêzere, não ultrapassando os quatro anos de escolaridade primária. Pretendeu-se efectuar um estudo exploratório, tipo qualitativo, utilizando como enquadramento conceptual e metodológico a teoria das representações sociais, com particular destaque para o estudo da ancoragem das representações da escola da primeira metade do século XX, em função da imagem/representação da escola dos dias de hoje, baseado na análise dos conteúdos discursivos dos sujeitos do referido grupo de idosos. Verificou-se que os sujeitos deste grupo, após selecção, construção e organização da informação e da atitude, construíram as representações sociais da sua escola que se traduziram em conteúdos mais homogéneos ou mais heterogéneos ao nível da informação, denunciando maiores ou menores inserções sociais em termos de identidades sociais, aspectos que se articularam com a existência de diferentes modos de vida, diferentes tipos de relação com a escola, e pelo facto de se tratar de uma época que se distancia dos dias de hoje, em cerca de meio século.

Palabras clave : Representações sociais; ancoragem; escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons