SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Individualismo-colectivismo: Dos aspectos conceptuais às questões de avaliaçãoAnálise biográfica de indivíduos com história de consumo de substâncias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

BORGES, Ana Inês; MANSO, Dina Susana; TOME, Gina  y  MATOS, Margarida Gaspar de. Ansiedade e coping em crianças e adolescentes: Diferenças relacionadas com a idade e género. Aná. Psicológica [online]. 2008, vol.26, n.4, pp.551-561. ISSN 0870-8231.

As relações entre a ansiedade e as estratégias de coping e as diferenças destes constructos em função do género e da idade foram estudadas numa amostra de 916 crianças e adolescentes, estudantes de escolas de diversos concelhos do país, com uma média de idades de 14,4 anos (DP=2,62), dos quais 45,7% pertenciam ao género masculino e 54,3% ao género feminino. As medidas de avaliação utilizadas para operacionalizar as variáveis foram a Multidimensional Anxiety Scale for Children - MASC (March, 1997) e o Coping Responses Inventory - Youth Form - CRI-Y (Moos, 1993). Os resultados obtidos indicaram que os jovens mais velhos e os indivíduos do género feminino apresentaram níveis de ansiedade mais elevados e utilizam mais estratégias de coping, quando comparados com os jovens mais novos e com os indivíduos do género masculino. De igual modo foi encontrada uma correlação positiva entre a ansiedade e o coping e uma correlação positiva entre idade e coping, no sentido em que a utilização das estratégias de coping aumentam com a idade. Os resultados encontrados foram discutidos à luz da literatura e das suas implicações para a prática clínica.

Palabras clave : Adolescentes; Ansiedade; Crianças; Estratégias de coping.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons