SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Testes de Nomeação Rápida: Contributos para a avaliação da linguagem oralBem-estar subjetivo de adolescentes transplantados de órgãos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

MONTEIRO, Sílvia; CASTRO, Marlene; ALMEIDA, Leandro  e  CRUZ, José Fernando A.. Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória académica. Aná. Psicológica [online]. 2009, vol.27, n.1, pp.79-87. ISSN 0870-8231.

Várias perspectivas teóricas procuram explicar os altos níveis de desempenho. Factores de índole contextual, cognitiva, motivacional e de personalidade parecem descrever o percurso de vida dos sujeitos com elevados níveis de rendimento, sugerindo a complexidade e a multidimensionalidade da excelência humana. O presente estudo analisa o percurso académico de alunos com elevado rendimento académico nas áreas da engenharia e ciência da computação. Recorrendo à análise qualitativa do conteúdo das entrevistas identificaram-se os pontos em comum e as singularidades nos percursos dos participantes e a forma como tais variáveis se combinam no desenvolvimento e expressão dos desempenhos excelentes. Os resultados obtidos sugerem a presença de uma combinação de variáveis explicativas do sucesso académico nos seus discursos. Entre elas destacam-se as competências de auto-regulação e de auto-controlo, assim como o envolvimento e esforço dispendido na realização das tarefas.

Palavras-chave : Alta realização e rendimento; Ensino superior; Excelência; Realização excepcional; Sucesso académico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons