SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Preditores da dependência nicotínica e do comportamento planeado para deixar de fumarPráticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

HOMEM, Tatiana Carvalho et al. Perturbações de comportamento externalizante em idade pré-escolar: O caso específico da perturbação de oposição. Aná. Psicológica [online]. 2013, vol.31, n.1, pp.31-48. ISSN 0870-8231.

As Perturbações de Comportamento Externalizante são uma das principais razões pelas quais as crianças em idade pré-escolar são encaminhadas para os serviços de saúde mental. No entanto, não há ainda consenso relativamente ao diagnóstico destas perturbações nesta faixa etária. Com a presente revisão da literatura, pretende-se contribuir para uma caraterização geral das Perturbações de Comportamento Externalizante, designadamente da Perturbação de Oposição, em idade pré-escolar, bem como refletir sobre as dificuldades de diagnóstico nesta faixa etária e sobre as diferentes trajetórias desenvolvimentais envolvidas na emergência destas perturbações. É ainda nosso objetivo identificar os principais fatores etiológicos implicados na sua origem e lançar algumas pistas para futuras investigações.

Palabras clave : Fatores de risco; Perturbações externalizantes do comportamento; Pré-escolar; Trajetórias de desenvolvimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons