SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Literacia Familiar: Crenças de pais de crianças em idade pré-escolar e características das práticas de literacia na famíliaDesenho e avaliação de programas de desenvolvimento de competências parentais para pais negligentes: Uma revisão e reflexão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

PRATA, Ana; BARBOSA-DUCHARNE, Maria; GONCALVES, Carlos  y  CRUZ, Orlanda. O impacto dos estilos educativos parentais e do desenvolvimento vocacional no rendimento escolar de adolescentes. Aná. Psicológica [online]. 2013, vol.31, n.3, pp.235-243. ISSN 0870-8231.

Compreender a complexidade da problemática do in/sucesso e/ou do abandono escolar, tem sido uma das preocupações dominantes da investigação nas últimas décadas, sendo não só objeto do interesse geral, como também tem vindo a municiar os discursos críticos em relação à dita escola de massas. Neste sentido, a presente investigação incide na análise dos preditores familiares e individuais do rendimento escolar de adolescentes. Participaram neste estudo 222 adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, que frequentavam o 9º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos em escolas secundárias, através do Questionário de Estilos Educativos Parentais e da Escala de Exploração e Investimento Vocacional. O nível de escolaridade das mães, a monitorização parental e o investimento vocacional revelaram-se preditores do rendimento escolar. Os resultados são discutidos à luz de uma abordagem psicossocial sendo retiradas implicações para a intervenção psicológica.

Palabras clave : Desenvolvimento vocacional; Estilos educativos parentais; Rendimento escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons