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Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

MARTINS, Carla; BARRETO, Ana Luísa  y  CASTIAJO, Paula. Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta. Aná. Psicológica [online]. 2013, vol.31, n.4, pp.377-392. ISSN 0870-8231.

A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais - desejos, cognições, crenças e emoções - a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.

Palabras clave : Teoria da mente; Idade escolar; Adolescência; Idade adulta; Avaliação.

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