SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1As casas de abrigo em Portugal: Caraterização estrutural e funcional destas respostas sociaisAnálise fatorial confirmatória do questionário “O Papel do Pai” numa amostra de pais e mães portuguesas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

MONTEIRO, Sílvia; ALMEIDA, Leandro de; CRUZ, José  y  FRANCO, Amanda. The relationship of personality, study practice and learning environments on excelent engineering students. Aná. Psicológica [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.97-111. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.953.

O presente estudo pretende caracterizar um grupo de alunos de elevado rendimento académico e explorar a relação entre traços de personalidade, práticas de estudo e ambientes de aprendizagem. Participaram 33 alunos de engenharia com desempenhos elevados, utilizando-se uma metodologia mista que combinou uma entrevista semi-estruturada e dois questionários: O NEO-PI-R (versão portuguesa) e a Escala de Competências de Estudo. Os resultados obtidos apontam para uma convergência entre os dados qualitativos e quantitativos. As práticas de estudo surgem associadas aos traços de personalidade, verificando-se uma associação entre a conscienciosidade e a abordagem profunda e a motivação para a aprendizagem. Os participantes manifestam-se ainda orientados para o trabalho, auto-disciplinados, determinados e com um envolvimento profundo com o trabalho académico.

Palabras clave : Excelência académica; Personalidade; Práticas de estudo; Ambiente de aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons