Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231
Resumen
MONTEIRO, Sílvia; ALMEIDA, Leandro de; CRUZ, José y FRANCO, Amanda. The relationship of personality, study practice and learning environments on excelent engineering students. Aná. Psicológica [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.97-111. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.953.
O presente estudo pretende caracterizar um grupo de alunos de elevado rendimento académico e explorar a relação entre traços de personalidade, práticas de estudo e ambientes de aprendizagem. Participaram 33 alunos de engenharia com desempenhos elevados, utilizando-se uma metodologia mista que combinou uma entrevista semi-estruturada e dois questionários: O NEO-PI-R (versão portuguesa) e a Escala de Competências de Estudo. Os resultados obtidos apontam para uma convergência entre os dados qualitativos e quantitativos. As práticas de estudo surgem associadas aos traços de personalidade, verificando-se uma associação entre a conscienciosidade e a abordagem profunda e a motivação para a aprendizagem. Os participantes manifestam-se ainda orientados para o trabalho, auto-disciplinados, determinados e com um envolvimento profundo com o trabalho académico.
Palabras clave : Excelência académica; Personalidade; Práticas de estudo; Ambiente de aprendizagem.