SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Propriedades psicométricas da versão portuguesa do Obsessive-Compulsive Inventory - Revised author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

FIALHO, Margarida  and  AGUIAR, Cecília. Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar. Aná. Psicológica [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.101-115. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap1198.

A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SACS; Aguiar, 2007) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.

Keywords : Competência social; Estratégias sociais; Problemas de comportamento; Pré-escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License