SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Assessment of the affective and rational bases for urgent decision-making under extreme circumstances índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

SANTOS, Ana Sofia et al. The cultural stereotype of professional groups: Consensus, accessibility and typicality of stereotypic contents. Aná. Psicológica [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.557-568. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1.

Este trabalho teve como objetivo medir o conteúdo estereotípico de vários grupos profissionais numa amostra Portuguesa, através da determinação dos atributos estereotípicos partilhados culturalmente, da sua acessibilidade e tipicidade. No Estudo 1 o conteúdo estereotípico de 28 grupos profissionais foi medido através duma tarefa de geração espontânea de atributos. A frequência de geração dos atributos foi usada para medir o consenso sobre os atributos gerados. A ordem em que os atributos foram gerados foi usada para determinar a sua acessibilidade. Adicionalmente, para explorar ainda mais a ligação entre os atributos gerados e o grupo profissional, uma nova amostra (Estudo 2) avaliou a tipicidade de cada atributo para o grupo profissional. Discute-se em detalhe a utilidade de estudar os conteúdos estereotípicos de grupos profissionais.

Palavras-chave : Estereótipos profissionais; Consenso social sobre conteúdos estereotípicos; Tarefa de geração de atributos; Acessibilidade de atributos; Tipicidade de atributos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons