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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020
Resumo
GRANJA, Maria Bárbara e MOTA, Catarina Pinheiro. Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.311-326. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1415.
O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais, sugerem assumir um papel importante para o jovem adulto na transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico e à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo objetivou analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos assim como testar o papel moderador do género na associação anterior. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M=20.07, DP=1.7). Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental autoritativo, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica.
Palavras-chave : Estilos parentais; Adaptação académica; Bem-estar psicológico.