SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Associação entre infertilidade e satisfação relacional: Estudo comparativo de díades consoante a situação reprodutivaCaregiving Helplessness Questionnaire (CHQ) aplicado a mães portuguesas de crianças em idade pré-escolar: Um estudo psicométrico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

MENDES, Sofia A.; PINTO, Ana Isabel; ABREU-LIMA, Isabel M. P.  y  ALMEIDA, Leandro S.. Práticas colaborativas dos psicólogos escolares portugueses: Uma análise de tipologias e contextos. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.485-500. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1373.

A colaboração entre psicólogos escolares e os vários serviços e profissionais da comunidade educativa é essencial para a prestação de serviços compreensivos, integrados e eficazes a alunos e famílias. Tendo por base a resposta de 477 profissionais a um inquérito eletrónico, este estudo investiga as práticas colaborativas intra e interinstitucionais dos psicólogos escolares portugueses. Os resultados encontrados sugerem que estes profissionais colaboram de forma regular, e com uma vasta gama de propósitos, com uma grande diversidade de entidades, serviços e equipas, internos e externos à escola. Entre as práticas colaborativas reportadas com mais frequência, destaca-se a colaboração dos psicólogos escolares com conselhos de turma, equipas de educação especial, comissões de proteção de crianças e jovens, e serviços de saúde. Os objetivos e a natureza das atividades desenvolvidas no contexto destas e de outras colaborações são explicitados, permitindo concretizar e colocar em evidência a natureza multifacetada do papel dos psicólogos escolares e os seus múltiplos contributos para as escolas. Implicações para a prática profissional, o desenvolvimento da profissão e futuras investigações são apresentadas.

Palabras clave : Psicólogos escolares; Colaboração intrainstitucional; Colaboração interinstitucional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons