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Análise Psicológica
versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020
Resumen
SIMOES, Edlia Alves y MARTINS, Margarida Alves. Análise dos erros de leitura no Português: Dígrafos e estruturas silábicas complexas. Aná. Psicológica [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.199-210. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1732.
A língua portuguesa apresenta vários desafios para as crianças na fase inicial de aprendizagem da leitura, dado que nem sempre as correspondências entre letras e sons são consistentes, havendo letras que podem corresponder a mais do que um som e duas letras que podem corresponder a um único som (dígrafos) e dado que há palavras que contêm sílabas complexas. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise psicolinguística dos erros de leitura de crianças no 1º ano (n=175) e no 2º ano (n=137) de escolaridade e analisar as diferenças entre os erros de leitura nesses dois anos. Para a recolha dos dados foi usado um teste de leitura oral de palavras. Foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa do tipo de erros de leitura em palavras contendo dígrafos (ch, nh, lh, gu, rr, ss) e palavras com sílabas complexas (CVC e CCV). Essa análise mostrou que as crianças apresentavam maiores dificuldades em alguns dígrafos específicos e tendiam a simplificar sílabas complexas, adicionando ou excluindo fonemas. A quantidade e qualidade dos erros de leitura de crianças que frequentam os dois anos foram discutidos à luz das teorias de aquisição de leitura e desenvolvimento fonológico das crianças.
Palabras clave : Erros de leitura; Ensino básico; Aquisição da leitura; Português.