SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Práticas parentais de socialização das emoções da mãe e do pai na adolescência: Uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

PEREIRA, Ana Maria; PEREIRA, Ana Isabel  y  MARQUES, Teresa. Controlo com esforço avaliado através do relato parental e de observação laboratorial e ajustamento na idade pré-escolar. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.1, pp.1-13.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1742.

O controlo com esforço é um aspeto fundamental da autorregulação das crianças, revelando um desenvolvimento acentuado durante os anos pré-escolares. Este estudo explorou a relação entre o controlo com esforço, problemas de externalização e internalização e o comportamento pró-social em crianças pequenas. A amostra foi composta por 31 crianças portuguesas, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, e respetivos pais. O controlo com esforço foi avaliado através de tarefas comportamentais (Torre da Paciência e Ordenar Elásticos) e através da versão muito breve do Questionário sobre o Comportamento da Criança administrado aos pais. Os problemas de internalização e externalização, bem como o comportamento pró-social, foram avaliados através do Questionário de Capacidades e Dificuldades, preenchido pelos pais. Os resultados revelam que níveis mais elevados de controlo com esforço estão relacionados com menos problemas de externalização e níveis mais elevados de comportamento pró-social. Não foram encontradas associações significativas entre o controlo com esforço e problemas de internalização. Os mecanismos que podem explicar os diferentes padrões de associações entre o controlo com esforço e os problemas de internalização e externalização na idade pré-escolar são discutidos.

Palabras clave : Temperamento; Controlo com esforço; Ajustamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )