SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Práticas parentais de socialização das emoções da mãe e do pai na adolescência: Uma revisão sistemática da literaturaEstereótipos, emoções e comportamentos em contexto intergrupal em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

MARQUES, Carina et al. Perfis de comportamento inibido e sintomas de ansiedade em idade pré-escolar. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.1, pp.27-38.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1761.

A inibição comportamental (IC) em idade pré-escolar pode ser definida com o retraimento biologicamente determinado perante pessoas, situações e atividades novas e associa-se a um risco acrescido de se vir a desenvolver sintomas de ansiedade. Apesar da IC não ser um conceito unitário, poucos estudos até à data procuraram caracterizar diferentes subgrupos de crianças, com recurso a medidas multidimensionais de relato parental, e compará-los relativamente à manifestação de sintomas de ansiedade. Este estudo teve como objetivos identificar diferentes perfis de crianças com IC e explorar se estes diferentes perfis se distinguem ao nível da sintomatologia ansiosa. Centro e oito mães de crianças, com uma média de idade de 54 meses preencheram o Behavioral Inhibition Questionnaire e o Preschool Anxiety Scale. Foram identificados dois perfis: crianças com níveis elevados, e médios de IC. As crianças com níveis elevados de IC apresentaram mais sintomas de ansiedade generalizada, ansiedade social e medo de danos do que as crianças com níveis médios de IC. Estas diferenças foram de maior magnitude para os sintomas de ansiedade social. Os resultados obtidos veem reforçar a importância de se intervir precocemente com as crianças que, já nas idades pré-escolares, evidenciem níveis elevados de IC.

Palavras-chave : Sintomas de ansiedade; Inibição comportamental; Perfis; Idade pré-escolar; Anxiety symptoms; Behavioral inhibition; Profiles; Preschool children.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )