SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Estereótipos, emoções e comportamentos em contexto intergrupal em PortugalO coping modera o efeito da ameaça financeira na satisfação com a vida? Uma análise multigrupo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

ALEXANDRE, Joana Dias; AGULHAS, Rute; CARVALHO, Helena  e  LOPES, Catarina. “Aventuras do Búzio e da Coral” - Benefícios do jogo de prevenção universal do abuso sexual para crianças em idade escolar. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.1, pp.53-64.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1601.

O abuso sexual é uma problemática com elevada prevalência e com um impacto negativo muito significativo na vida de uma criança ou jovem, da sua família e da comunidade. Neste contexto, é fundamental disseminar a utilização de materiais de prevenção universal. No presente artigo procurou-se avaliar em que medida o jogo “Vamos prevenir! As aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas et al., 2016), destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, promove um conjunto de conhecimentos para lidar com a problemática do abuso sexual. Para o efeito, foi levado a cabo um estudo quantitativo (com pré e pós teste), com uma amostra de 101 crianças dessa faixa etária e de ambos os sexos, que jogaram o jogo. Os resultados demonstram que as crianças avaliam o jogo de uma forma muito positiva, verificando-se uma diminuição estatisticamente significativa de respostas incorretas e de respostas incertas do pré-teste (i.e., antes de jogar o jogo) para o pós-teste (i.e., após jogar o jogo). Ainda que modestos, estes resultados apontam para a importância de apostar em materiais que procurem aumentar a compreensão das crianças sobre os riscos e potenciar fatores de proteção no âmbito da problemática do abuso sexual.

Palavras-chave : Abuso sexual; Prevenção universal; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )