SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1“The adventures of Conch and Coral” - The benefits of an universal prevention board game for children aged between 6-10Psychosocial assessment of lung cancer patients and their caregivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

MATAVELLI, Rafaela Dias; JESUS, Saul Neves de; PINTO, Patrícia  and  VISEU, João. O coping modera o efeito da ameaça financeira na satisfação com a vida? Uma análise multigrupo. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.1, pp.65-76.  Epub June 30, 2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1724.

O ano de 2007 foi marcado por uma das maiores crises financeiras de sempre, que levou a um aumento dos sintomas psicopatológicos que afetam negativamente a satisfação com a vida. Este estudo procurou analisar de que modo a ameaça financeira se associa com a satisfação com a vida e como o coping (utilizado como variável mediadora) influencia esta relação. O modelo teórico foi testado através de uma amostra composta por 901 indivíduos portugueses, com uma idade média de 37 anos (SD=12.86). Para a obtenção dos resultados, foi utilizado um modelo de equações estruturais (SEM) com uma análise multigrupo. De um modo geral, os resultados mostraram que a análise financeira está negativamente associada com a satisfação com a vida e que as estratégias de coping proativo têm uma associação positiva com a satisfação com a vida. Os resultados obtidos do coping como variável mediadora não foram estatisticamente significantes, tendo em conta a amostra total. Contudo, ao efetuarmos uma análise multigrupo, o efeito de mediação, nos indivíduos com os níveis mais baixos de ameaça financeira, foi estatisticamente significante, atenuando quase totalmente os efeitos negativos da crise financeira na satisfação com a vida. Assim, podemos inferir que o papel do coping (como variável mediadora) depende do nível percecionado de ameaça financeira, ou seja, as estratégias de coping podem mitigar o impacto negativo de períodos de crise financeira na saúde psicológica dos indivíduos, uma vez que diminuem o supramencionado impacto.

Keywords : Estratégias de coping; Crise financeira; Ameaça financeira; Satisfação com a vida; stress..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )