SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Does coping mediate the effect of financial threat on life satisfaction? A multigroup analysisParental control in different life contexts for paediatric cystic fibrosis patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

CLARA, Cátia Andreia; MONTEIRO, Sara Otília Marques  and  BARTOLO, Ana Cláudia Pereira. Avaliação do ajustamento psicossocial em pacientes com cancro do pulmão e seus cuidadores. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.1, pp.77-91.  Epub June 30, 2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1799.

O cancro do pulmão é uma das especificidades de doença oncológica mais frequente em todo o Mundo. Estudos na área oncológica evidenciam que o aparecimento de uma patologia deste foro acarreta alterações não só na vida do paciente, designadamente problemas psicológicos, limitações funcionais e uma saúde mais empobrecida devido às consequências clínicas dos tratamentos, como também na sua família, onde os cuidadores frequentemente enfrentam o desafio de fornecer cuidados diários a longo prazo que neles induzem sobrecarga física, psicossocial e financeira (Borges et al., 2017; Hewitt et al., 2003; Tan et al., 2018). O presente estudo tem assim como principal objetivo comparar e relacionar os dois grupos (pacientes e cuidadores) tendo em conta a qualidade de vida (QV) e sintomas de distress psicológico (ansiedade e depressão). A amostra foi constituída no total por 30 pares de paciente/cuidador. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar; European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire (EORTC QLQ C-30) e o seu módulo específico para o cancro do pulmão (LC13); Questionário de Qualidade de Vida de Cuidadores de Doentes Oncológicos e Escala de Sobrecarga do Cuidador. Os resultados sugerem a influência da sintomatologia depressiva na QV dos pacientes [F(1)=6.390; p<0.05] e da sintomatologia depressiva, ansiosa e sobrecarga na QV dos cuidadores [F(3)=7,815; p<0.001]. Foi ainda evidenciada uma associação positiva entre a sintomatologia depressiva dos pacientes e cuidadores (r=0.458; p=0.011) e diferenças ao nível da sintomatologia ansiosa, com um com um resultado mais elevado no grupo dos pacientes.

Keywords : Cancro do pulmão; Qualidade de vida; Sintomatologia psicopatológica; Pacientes; Cuidadores..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )