SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1O coping modera o efeito da ameaça financeira na satisfação com a vida? Uma análise multigrupoControle parental em diferentes contextos de vida de pacientes pediátricos com fibrose cística índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

CLARA, Cátia Andreia; MONTEIRO, Sara Otília Marques  e  BARTOLO, Ana Cláudia Pereira. Avaliação do ajustamento psicossocial em pacientes com cancro do pulmão e seus cuidadores. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.1, pp.77-91.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1799.

O cancro do pulmão é uma das especificidades de doença oncológica mais frequente em todo o Mundo. Estudos na área oncológica evidenciam que o aparecimento de uma patologia deste foro acarreta alterações não só na vida do paciente, designadamente problemas psicológicos, limitações funcionais e uma saúde mais empobrecida devido às consequências clínicas dos tratamentos, como também na sua família, onde os cuidadores frequentemente enfrentam o desafio de fornecer cuidados diários a longo prazo que neles induzem sobrecarga física, psicossocial e financeira (Borges et al., 2017; Hewitt et al., 2003; Tan et al., 2018). O presente estudo tem assim como principal objetivo comparar e relacionar os dois grupos (pacientes e cuidadores) tendo em conta a qualidade de vida (QV) e sintomas de distress psicológico (ansiedade e depressão). A amostra foi constituída no total por 30 pares de paciente/cuidador. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar; European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire (EORTC QLQ C-30) e o seu módulo específico para o cancro do pulmão (LC13); Questionário de Qualidade de Vida de Cuidadores de Doentes Oncológicos e Escala de Sobrecarga do Cuidador. Os resultados sugerem a influência da sintomatologia depressiva na QV dos pacientes [F(1)=6.390; p<0.05] e da sintomatologia depressiva, ansiosa e sobrecarga na QV dos cuidadores [F(3)=7,815; p<0.001]. Foi ainda evidenciada uma associação positiva entre a sintomatologia depressiva dos pacientes e cuidadores (r=0.458; p=0.011) e diferenças ao nível da sintomatologia ansiosa, com um com um resultado mais elevado no grupo dos pacientes.

Palavras-chave : Cancro do pulmão; Qualidade de vida; Sintomatologia psicopatológica; Pacientes; Cuidadores..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )