SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Avaliação do ajustamento psicossocial em pacientes com cancro do pulmão e seus cuidadoresEstudos normativos de características lexicossemânticas e afetivas para palavras do Português Europeu: Uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

PAIXAO, Catiele; ALVARENGA, Patrícia; BARROS, Luísa  e  SOUZA, Edna Lúcia. Controle parental em diferentes contextos de vida de pacientes pediátricos com fibrose cística. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.1, pp.93-105.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1766.

Este estudo objetivou descrever de forma abrangente as estratégias controle parental (suporte apropriado, controle crítico ou superproteção) em diferentes contextos da vida de crianças com fibrose cística (rotina diária e interação com pares). Participaram do estudo 14 mães e dois pais de crianças com fibrose cística que tinham entre cinco e 12 anos de idade (M=7.00; DP=2.25). Os participantes responderam à Entrevista sobre Práticas Educativas Parentais, à Entrevista Estruturada sobre Práticas Educativas Parentais e Socialização Infantil e forneceram informações sociodemográficas sobre a família e detalhes clínicos sobre a criança. Os dados foram avaliados através de análises de estatística descritiva. O suporte apropriado foi mais frequente nos dois contextos avaliados, 83.9% na rotina diária e 44.37% na interação com pares. No contexto de rotina diária, os relatos de controle crítico foram pouco frequentes (15.68%), especialmente em situações relacionadas ao tratamento da doença. No contexto de interação com pares, os relatos de superproteção foram mais frequentes (38.48%) do que os de controle crítico (17.15%). Os pais podem ser mais flexíveis e responsivos às dificuldades das crianças associadas ao tratamento do que a outros tipos comportamentos problemáticos na rotina diária, enquanto os problemas nas interações com pares tendem a evocar estratégias de superproteção.

Palavras-chave : Controle parental; Parentalidade; Fibrose cística; Doença crônica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )