SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Controle parental em diferentes contextos de vida de pacientes pediátricos com fibrose císticaComportamento como pista para estereótipo: Um pré-teste de estereótipos de idade e género em Português Europeu índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

FELIX, Sara B.  e  PANDEIRADA, Josefa N. S.. Estudos normativos de características lexicossemânticas e afetivas para palavras do Português Europeu: Uma revisão da literatura. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.1, pp.107-131.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1823.

Palavras são estímulos amplamente utilizados em trabalhos sobre a cognição e a linguística. Estes estímulos podem variar em diversos aspetos (e.g., lexicosemânticos e afetivos), passíveis de influenciar o desempenho de múltiplas formas, pelo que é essencial selecioná-los cuidadosamente. No entanto, as bases de dados de palavras do Português Europeu ainda são relativamente escassas, estando difundidas em fontes diversas. Assim, os objetivos deste trabalho foram: (1) fornecer uma revisão das bases de dados contendo dados normativos em termos lexicosemânticos, afetivos e de associação livre para palavras do Português Europeu publicadas desde o ano 2000; (2) resumir as definições destas diferentes variáveis; e (3) combinar, numa única base de dados, os dados normativos disponíveis à data. A nossa revisão de literatura identificou 25 bases de dados, 18 delas contendo dados normativos lexicosemânticos e / ou afetivos, e sete contendo normas de associação livre de palavras. Tais bases de dados incluem palavras de várias categorias (e.g., substantivos e adjetivos), caracterizadas em diferentes variáveis (e.g., familiaridade, imageabilidade, valência emocional, idade de aquisição e animacidade). Esta revisão constitui uma ferramenta útil para investigadores que utilizem recursos relacionados com palavras portuguesas. Apresentamos uma revisão minuciosa das bases de dados, incluindo alguns detalhes sobre cada uma. A base de dados combinada está disponível através do Open Science Framework: https://osf.io/9ta3y/.

Palavras-chave : Estudos normativos para palavras; Variáveis lexicossemânticas; Variáveis afetivas; Associação livre; Português Europeu..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )