SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Sentir-se melhor na presença de outros: Poderá depender se é homem ou mulherTríade Negra na adolescência: Associações com delinquência juvenil, perturbação do comportamento e trauma índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

ALMEIDA, Tiago; SILVA, Cristina  e  ROSA, João. Programas de intervenção de escrita inventada: Comparando instruções explícitas e implícitas. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.2, pp.229-245.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1848.

Este estudo tem como objetivo comparar a eficácia de dois programas de intervenção de escrita inventada, um com instrução explícita de correspondências grafo-fonéticas e outro baseado no questionamento e reflexão sobre as correspondências grafo-fonéticas (designadas como instruções implícitas). Noventa crianças em idade pré-escolar, cujas escritas inventadas não mobilizavam letras convencionais para representar os sons, foram distribuídas por três grupos, dois experimentais e um de controlo. Todos os grupos eram equivalentes na idade, inteligência, conhecimento de letras e consciência fonológica. Manipulámos o tipo de instruções (implícitas vs. explícitas) entre os pré e pós-testes nos dois grupos experimentais onde as crianças participaram num programa de intervenção de escrita inventada. As crianças que participaram no programa de intervenção implícita mostraram uma melhoria significativa no número de letras mobilizadas corretamente nas suas produções escritas e na consciência fonémica em comparação com as crianças dos grupos de controlo e com instrução explícita. As crianças do grupo de instrução explícita mostraram melhorias significativas relativamente às crianças do grupo de controlo. Estes resultados sugerem que o questionamento e a reflexão aplicados aos programas de escrita inventada parecem potenciar um conhecimento mais significativo sobre as relações entre o código oral e o escrito.

Palavras-chave : Instrução explícita; Instrução implícita; Escrita inventada; Programas de intervenção; Pré-escolar..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )