SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Tríade Negra na adolescência: Associações com delinquência juvenil, perturbação do comportamento e traumaParentalidade e bem-estar da criança durante o confinamento da pandemia COVID-19: A importância do relacionamento conjugal e auto-eficácia parental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

REMONDES-COSTA, Sónia et al. Aplicação da hipnose em psicOncologia: Uma revisão da literatura. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.2, pp.263-275.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1859.

A hipnose tem-se mostrado útil em variadas perturbações somáticas e psicológicas, particularmente nos problemas relacionados com consequências da doença oncológica. De facto, a literatura aponta que a hipnose é eficaz em ajudar os pacientes a lidar com aspetos relacionados com a doença, bem como na diminuição dos efeitos colaterais dos tratamentos da mesma. Esta revisão da literatura tem como objetivo sintetizar e avaliar a evidência da utilidade da hipnose em pacientes com cancro, e foi conduzida tendo por base artigos publicados entre 2012 e 2019. As bases de dados utilizadas foram: B-on, SciELO, MEDLINE e Web of Science. Foram identificados ensaios clínicos randomizados e não-randomizados. Entre os 837 estudos identificados, nove cumpriram os critérios de inclusão e foram selecionados. Os estudos selecionados foram consensuais relativamente à eficácia da hipnose na redução de um conjunto de sintomas em pacientes com cancro, principalmente ao nível da dor, ansiedade, depressão, fadiga e insónias. Todavia, várias limitações metodológicas foram identificadas. A prática da hipnose encontra-se relacionada com um número significativo de técnicas e abordagens que diferem umas das outras, pelo que compromete a interpretação e generalização dos seus efeitos. Esta revisão atualiza e sugere que o estudo da eficácia da hipnose em pacientes com cancro ainda é limitado. É recomendado que mais estudos avaliem os protocolos utilizados e a eficácia e aceitabilidade da hipnose em pacientes com cancro.

Palabras clave : Cancro; Eficácia; Hipnose; Revisão da literatura; Tratamento..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )