SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Aplicação da hipnose em psicOncologia: Uma revisão da literaturaAdaptação e validação inicial do Questionário de Recursos de Carreira para Português - Versão para o Ensino Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

DINIZ, Eva; BRANDAO, Tânia; MONTEIRO, Lígia  y  VERISSIMO, Manuela. Parentalidade e bem-estar da criança durante o confinamento da pandemia COVID-19: A importância do relacionamento conjugal e auto-eficácia parental. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.2, pp.277-286.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1902.

O confinamento devido à pandemia da COVID-19 trouxe desafios às rotinas familiares, nomeadamente as relações interpessoais, com consequências para o bem-estar das crianças. O presente estudo pretende investigar: (a) os efeitos diretos do relacionamento conjugal no bem-estar socioemocional da criança; e (b) avaliar se a auto-eficácia parental mediou esta associação durante o primeiro confinamento devido à pandemia da COVID-19. Uma amostra final de 163 cuidadores (principalmente mães) foi recolhida online durante este período. Em média as crianças tinham 6 anos (DP=2.92; 44.8% do sexo feminino). As crianças e os seus cuidadores estavam em confinamento, em média, há 31 dias (DP=12.08). A maioria dos participantes era casado/vivia junto, em média, há 14 anos (DP=5.77), tinha educação superior e vivia em áreas metropolitanas. Os participantes responderam a um conjunto de instrumentos que avaliavam qualidade do relacionamento conjugal, auto-eficácia parental e desenvolvimento socioemocional da criança. Os resultados revelaram a existência de um efeito direto na associação entre satisfação conjugal e auto-eficácia parental, negativamente associado com a agressividade da criança. A auto-eficácia parental revelou-se positivamente associada com a competência social da criança e negativamente associada com sua agressividade e ansiedade. Os efeitos indiretos revelaram que a satisfação conjugal se associou à competência social da criança e estava negativamente associada com a sua agressividade e ansiedade através da auto-eficácia parental. Ou seja, maior satisfação conjugal associou-se a maior auto-eficácia parental, o que por sua vez se associou a maior competência social da criança. Os resultados destacam a importância da qualidade das relações interpessoais no bem-estar das crianças, em particular durante um período de maior vulnerabilidade, como o confinamento devido à pandemia da COVID-19.

Palabras clave : COVID-19; Confinamento; Bem-estar da criança; Satisfação conjugal; Auto-eficácia parental.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )