SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Adaptação e validação inicial do Questionário de Recursos de Carreira para Português - Versão para o Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

RIBEIRO, Olívia et al. Estrutura mutifactorial do Modified Child Rearing Practices Report Questionnaire (CRPR-Q) numa amostra de mães portuguesas: Uma perspetiva bifactorial. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.2, pp.299-311.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1688.

As atitudes dos pais, no processo de socialização da criança, influenciam as suas práticas parentais, a qualidade das relações pais-filhos e o decurso do desenvolvimento das crianças. O Modified Child Rearing Practices Questionnaire (CRPR-Q) tem sido um instrumento amplamente utilizado para avaliar as práticas parentais no decurso do desenvolvimento das crianças. No entanto, os poucos estudos feitos para avaliar a sua estrutura fatorial, originalmente concebida como tendo dois fatores (suporte e restritividade), mostraram resultados inconsistentes e não foi explorada a invariância da medida entre os sexos e as idades. Os objetivos deste estudo foram (1) investigar de forma mais aprofundada a estrutura fatorial do CRPR-Q usando soluções estatísticas bifatoriais (bifator-confirmatory factor analysis [B-CFA] e bifactor-exploratory structural equation modeling [B-ESEM]) e (2) examinar a invariância de medida do CRPR-Q de acordo com o sexo e os grupos de idades das crianças. Uma amostra de 589 mães portuguesas com filhos de idades compreendidas entre os 3 aos 15 anos completou o CRPR-Q. Os nossos resultados revelaram que o modelo B-ESEM é o que melhor se ajusta aos dados. Verificou-se uma clara diferenciação entre os dois fatores estabelecidos a priori (suporte e restritividade). No entanto, os nossos resultados sugerem a necessidade de controlar a especificidade do conteúdo e ter uma perspetiva mais ampla em relação ao fator suporte. Foi confirmada a invariância do modelo relativamente ao sexo das crianças, mas não nas diferentes faixas etárias. Estes resultados vêm contribuir para uma compreensão mais aprofundada deste instrumento de medida e da relação subjacente que existe entre os itens que compõe o CRPR-Q.

Palavras-chave : Atitudes e práticas parentais; Modelos bifatoriais das equações estruturais; Invariância da medida; Sexo da criança; Idade da criança..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )