40 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

FONSECA, Sílvia Monteiro et al. A saúde ocupacional dos profissionais do pré-hospitalar na COVID-19: Contributo do coping e regulação emocional no burnout, trauma e crescimento pós-traumático. []. , 40, 1, pp.1-13.   30--2022. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1868.

A pandemia COVID-19 coloca desafios únicos à saúde ocupacional dos profissionais do pré-hospitalar. Assim, é fundamental avaliar o seu impacto psicológico, para sintomatologia direta ou indiretamente relacionada com a COVID-19. Pretende-se analisar o impacto desta pandemia nos outcomes psicológicos laborais, como burnout, trauma e crescimento pós-traumático, e nas estratégias de coping e regulação emocional. Pretende-se também analisar o contributo do coping e regulação emocional para estes outcomes. Uma amostra de 111 profissionais de emergência médica pré-hospitalar responderam ao Brief Cope, Emotion Regulation Questionnaire, Oldenburg Burnout Inventory, Impact of Event Scale-Revised e Post-Traumatic Growth Inventory. Os profissionais recorreram moderadamente a estratégias de coping e regulação emocional, desde o início da pandemia. Reportaram moderado burnout e crescimento pós-traumático e baixo trauma. O coping apresentou maior peso para os outcomes. A supressão emocional e o coping disfuncional contribuíram para o burnout e trauma, e o coping problema e emoção contribuíram para o crescimento pós-traumático. O coping disfuncional mediou e exarcebou o efeito da supressão emocional no burnout e trauma. Assim, poderá ser dada especial atenção a profissionais com elevado burnout e trauma e as práticas poderão ser focadas na redução do coping disfuncional e supressão emocional, bem como na promoção do coping problema.

: COVID-19; Saúde ocupacional; Profissionais de emergência médica pré-hospitalar; Estratégias de coping; Estratégias de regulação emocional..

        ·     ·     · ( pdf )