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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

ROSA, João  e  MARTINS, Margarida Alves. Impacto de uma intervenção naturalística no desenvolvimento da consciência morfológica de crianças de jardim-de-infância. Aná. Psicológica [online]. 2022, vol.40, n.1, pp.101-116.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1893.

Este estudo avaliou a eficácia de uma intervenção sobre consciência morfológica desenvolvida por educadores de infância no contexto natural das suas salas. Participaram 162 crianças portuguesas que frequentavam jardins-de-infância, alocadas ao grupo experimental e ao grupo de controlo consoante as turmas que frequentavam. O grupo experimental foi objeto de uma intervenção de 6 semanas sobre consciência morfológica, em que foi explicitamente discutida a estrutura morfológica de palavras de livros de histórias selecionados. O grupo de controlo participou nas atividades curriculares usuais. Os resultados do pós-teste mostraram que as crianças do grupo experimental tiveram melhores desempenhos na identificação de palavras da mesma “família”, na interpretação do significado de prefixos e afixos em pseudopalavras estruturadas morfologicamente e na identificação da palavra-base em palavras derivadas ou flexionadas, após controlo da idade, da competência cognitiva, do vocabulário e dos resultados do pré-teste relativos à consciência fonológica e morfológica. Este estudo mostra a relevância de desenvolver, em parceria com educadores de infância, instrumentos que ajudem as crianças em idade pré-escolar a manipular conscientemente morfemas enquanto constituintes das palavras.

Palavras-chave : Consciência morfológica; Intervenção naturalística; Crianças de jardim-de-infância; Educadores de infância; Literacia..

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