SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Impacto de uma intervenção naturalística no desenvolvimento da consciência morfológica de crianças de jardim-de-infânciaPropriedades psicométricas da versão brasileira do Clinical Perfectionism Questionnaire após reformulação de itens com semântica negativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

CARVALHO-SIMOES, Sónia; INACIO, Filipa  y  ESPIRITO-SANTO, Helena. Comportamento social e emocional dos filhos: Papel da regulação emocional materna, da sintomatologia psicopatológica materna e do funcionamento familiar. Aná. Psicológica [online]. 2022, vol.40, n.1, pp.117-131.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1905.

A investigação demonstra que as estratégias de regulação emocional maternas (autocrítica e autocompaixão), saúde mental e funcionamento familiar têm impacto no funcionamento da criança e do adolescente. Devido à escassez de estudos, temos como objetivos analisar: (1) as associações entre estratégias de regulação emocional materna, sintomatologia psicopatológica, funcionamento familiar, e a perceção materna do comportamento social e emocional dos filhos ; (2) as diferenças na perceção materna do comportamento social e emocional dos filhos consoante as características da mãe, dos filhos e da família; (3) o papel preditivo da regulação emocional materna na perceção materna do comportamento social e emocional dos filhos. Uma amostra de 431 mães (25-59 anos), com filhos de 4-17 anos (55,5% do sexo masculino), respondeu ao Questionário de Capacidades e Dificuldades, Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15), Inventário de Sintomas Psicopatológicos, Escala das Formas do Autocriticismo e Autotranquilização e Escala de Autocompaixão. Os resultados mostraram associações positivas entre o autocriticismo, a sintomatologia psicopatológica materna, pior funcionamento familiar e problemas sociais e emocionais dos filhos, e entre autocompaixão materna e comportamento prossocial dos filhos. Mães que relataram baixos rendimentos, educação escolar básica, história de doença psiquiátrica e cujos filhos tiveram alterações no comportamento precoce perceberam mais dificuldades sociais e emocionais nos seus filhos. O autocriticismo materno foi o principal preditor das dificuldades sociais e emocionais das crianças e adolescentes. Em conclusão, as estratégias de regulação emocional materna e a sintomatologia psicopatológica estão associadas ao funcionamento familiar e ao comportamento social e emocional dos filhos.

Palabras clave : Comportamento social e emocional dos filhos; Capacidades e dificuldades; Mães; Funcionamento familiar; Saúde mental; Autocompaixão; Autocriticismo..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )