40 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

CARVALHO-SIMOES, Sónia; INACIO, Filipa    ESPIRITO-SANTO, Helena. Comportamento social e emocional dos filhos: Papel da regulação emocional materna, da sintomatologia psicopatológica materna e do funcionamento familiar. []. , 40, 1, pp.117-131.   30--2022. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1905.

A investigação demonstra que as estratégias de regulação emocional maternas (autocrítica e autocompaixão), saúde mental e funcionamento familiar têm impacto no funcionamento da criança e do adolescente. Devido à escassez de estudos, temos como objetivos analisar: (1) as associações entre estratégias de regulação emocional materna, sintomatologia psicopatológica, funcionamento familiar, e a perceção materna do comportamento social e emocional dos filhos ; (2) as diferenças na perceção materna do comportamento social e emocional dos filhos consoante as características da mãe, dos filhos e da família; (3) o papel preditivo da regulação emocional materna na perceção materna do comportamento social e emocional dos filhos. Uma amostra de 431 mães (25-59 anos), com filhos de 4-17 anos (55,5% do sexo masculino), respondeu ao Questionário de Capacidades e Dificuldades, Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15), Inventário de Sintomas Psicopatológicos, Escala das Formas do Autocriticismo e Autotranquilização e Escala de Autocompaixão. Os resultados mostraram associações positivas entre o autocriticismo, a sintomatologia psicopatológica materna, pior funcionamento familiar e problemas sociais e emocionais dos filhos, e entre autocompaixão materna e comportamento prossocial dos filhos. Mães que relataram baixos rendimentos, educação escolar básica, história de doença psiquiátrica e cujos filhos tiveram alterações no comportamento precoce perceberam mais dificuldades sociais e emocionais nos seus filhos. O autocriticismo materno foi o principal preditor das dificuldades sociais e emocionais das crianças e adolescentes. Em conclusão, as estratégias de regulação emocional materna e a sintomatologia psicopatológica estão associadas ao funcionamento familiar e ao comportamento social e emocional dos filhos.

: Comportamento social e emocional dos filhos; Capacidades e dificuldades; Mães; Funcionamento familiar; Saúde mental; Autocompaixão; Autocriticismo..

        ·     ·     · ( pdf )