SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Avaliação da eficácia de uma intervenção de relaxamento na morbidade psicológica em estudantes universitários: Um estudo randomizado controlado índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

GONCALVES, Sónia; RAMALHO, Sofia; MACHADO, Bárbara C.  e  VIEIRA, Ana Isabel. Perturbações do comportamento alimentar e ferimentos autoinfligidos: Análise de clusters considerando a patologia alimentar, a desregulação emocional e a urgência negativa. Aná. Psicológica [online]. 2022, vol.40, n.2, pp.157-170.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1906.

A investigação na interação entre patologia alimentar, desregulação emocional e urgência negativa é necessária para informar as abordagens de intervenção para pacientes com perturbações do comportamento alimentar e ferimentos autoinfligidos sem intenção suicida. Este estudo teve como objetivo investigar a caracterização de pacientes com perturbações do comportamento alimentar e ferimentos autoinfligidos, considerando a patologia alimentar, a desregulação emocional e a urgência negativa. Este estudo transversal avaliou 73 pacientes em ambulatório com perturbações do comportamento alimentar e ferimentos autoinfligidos (14-55 anos; 68 mulheres). Uma análise de clusters foi realizada usando a patologia alimentar, a desregulação emocional e a urgência negativa. As diferenças entre os clusters foram exploradas nas variáveis sociodemográficas/psicológicas, nos diagnósticos de perturbação do comportamento alimentar e no envolvimento em ferimentos autoinfligidos no passado/atualmente. Três clusters foram identificados. O cluster 1 (n=29) (gravidade moderada) foi caraterizado por elevados níveis de patologia alimentar, mas moderada desregulação emocional e urgência negativa. O cluster 2 (n=29) (elevada gravidade) foi caraterizado pelas maiores pontuações na patologia alimentar, na desregulação emocional e na urgência negativa, e incluiu mais pacientes com ferimentos autoinfligidos atualmente. O cluster 3 (n=15) (baixa gravidade) foi caraterizado pelos níveis mais baixos de patologia alimentar, desregulação emocional e urgência negativa, e incluiu mais pacientes com ferimentos autoinfligidos no passado. Estes perfis destacam a importância da desregulação emocional e da urgência negativa como alvos de tratamento para pacientes com perturbações do comportamento alimentar e ferimentos autoinfligidos atualmente.

Palavras-chave : Perturbações do comportamento alimentar; Ferimentos autoinfligidos sem intenção suicida; Regulação emocional; Urgência negativa; Análise de clusters..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )