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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

COSTA, Rita et al. Avaliação da eficácia de uma intervenção de relaxamento na morbidade psicológica em estudantes universitários: Um estudo randomizado controlado. Aná. Psicológica [online]. 2022, vol.40, n.2, pp.171-189.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1909.

Os estudantes universitários são vulneráveis ao stress devido às exigências do ensino superior e à passagem desenvolvimental da adolescência para a adultícia. Os efeitos adversos da resposta prolongada ao stress denotam a importância de desenvolver competências ao nível do coping. O relaxamento surge como uma ferramenta capaz de restaurar os recursos esgotados pelo stress e de aumentar as emoções positivas, cultivando também a autocompaixão. Esta investigação objetiva (1) avaliar a eficácia de um programa de relaxamento em estudantes universitários, através de um ensaio clínico randomizado comparando com dois grupos de controlo, considerando as mudanças ao longo do tempo nos níveis de depressão, ansiedade e stresse; (2) avaliar de que forma a autocompaixão e a felicidade contribuíram para a depressão, ansiedade e stresse na amostra global; (3) e avaliar o papel moderador da autocompaixão na associação entre a felicidade e a depressão, ansiedade e stresse. A ansiedade e o stresse aumentaram nos participantes do programa, aludindo aos possíveis efeitos colaterais da prática inicial do relaxamento. Níveis superiores de autocompaixão e de felicidade associaram-se a níveis inferiores de depressão, ansiedade e stresse. Programas com vista ao aumento da autocompaixão e da felicidade sugerem ser relevantes na promoção da saúde mental dos estudantes.

Palavras-chave : Relaxamento; Estudantes universitários; Distress; Autocompaixão; Felicidade subjetiva..

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