SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Avaliação da eficácia de uma intervenção de relaxamento na morbidade psicológica em estudantes universitários: Um estudo randomizado controladoA impulsividade e alexitimia predizem a agressividade em pessoas idosas institucionalizadas? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

OLIVEIRA, Sara et al. O que poderá explicar o bem-estar psicológico e o desempenho desportivo dos atletas adolescentes? O papel do autocriticismo e de sentimentos de proximidade e ligação à equipa. Aná. Psicológica [online]. 2022, vol.40, n.2, pp.191-203.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1913.

A literatura tem enfatizado a importância de explorar fatores que possam contribuir para o bem-estar e desempenho desportivo dos atletas, especialmente dos adolescentes. Este estudo teve como principal objetivo testar um modelo que hipotetizou que sentimentos de proximidade, segurança e de ligação aos colegas de equipa tem um efeito no bem-estar psicológico e desempenho desportivo dos atletas através do autocriticismo.

A amostra do presente estudo foi composta por 164 atletas portugueses adolescentes de ambos os géneros, que praticavam diferentes modalidades desportivas.

Os resultados da análise de vias confirmaram a plausibilidade do modelo proposto que explicou 52% e 28% da variância do bem-estar psicológico e do desempenho desportivo, respetivamente. Os resultados demonstraram que atletas que apresentam mais sentimentos de proximidade, segurança, e proximidade aos seus colegas de equipa tendem a revelar maiores níveis de bem-estar psicológico e de perceção de desempenho desportivo, através de menores níveis de autocriticismo.

Estes dados sugerem a importância de adotar relações de proximidade, de suporte e de segurança entre colegas de equipa devido à sua associação positiva com indicadores de saúde mental e desempenho desportivo.

Palavras-chave : Atletas adolescentes; Autocriticismo; Bem-estar psicológico; Desempenho desportivo; Sentimentos de proximidade e ligação..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )